top of page

Pedagogia Sistêmica

Santo André - SP

Valor do Curso

6x R$ 400,00

Carga Horária

90 Horas

Local do Curso

Rua Tamarutaca, 250. Vila Guiomar (Ao lado do SESC) - Santo André - SP

Pedagogia Sistêmica

Facilitador

Jean Lucy

Educador Sistêmico, Pedagogo, Psicopedagogo, Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Cultura e Literatura, Constelação Familiar. Formação em Análise Transacional, Abordagem Sistêmica Segundo Bert Hellinger, Pedagogia Sistêmica, Experto nas Novas Constelações. Docente no Curso de Pós Graduação em Constelação Familiar da Universidade de Umuarama/PR. Escritor e Sócio Fundador do Instituto Jean Lucy.

Calendário

Módulo I: 17 e 18/09/21
Módulo II: 22 e 23/10/21
Módulo III: 19 e 20/11/21
Módulo IV: 10 e 11/12/21
Módulo V: 11 e 12/02/22
Módulo VI: 11 e 12/03/22

Coordenação

Dayana (11) 9 6865-5098
Jean (67) 9 9124-0437

Sobre o 

curso

As contribuições de Bert Hellinger e das Constelações Familiares aplicadas à Educação (Pedagogia Sistêmica) possibilitam uma nova postura para pais, educadores e a todos os que buscam formas para lidar com as situações difíceis e complexas que envolvem o contexto educacional.

A Formação e Treinamento em Pedagogia Sistêmica apresenta os conceitos, vivências, metodologias e exercícios de forma que o participante possa trilhar seu caminho de desenvolvimento pessoal e profissional. É um curso teórico-vivencial, único, apaixonante.

É conduzido pelo professor, terapeuta e escritor Jean Lucy Toledo Vieira, fundador do Instituto Jean Lucy, de Campo Grande/MS. Jean aplica a Pedagogia Sistêmica na prática na Instituição onde é Diretor além de facilitar cursos e acompanhar escolas e instituições Brasil afora.

Conteúdo Programático

MÓDULO I: ABORDAGEM SISTÊMICA E PEDAGOGIA SISTÊMICA - FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

• Pressupostos teóricos
• Abordagem sistêmica e fenomenológica segundo Bert Hellinger
• Pedagogia Sistêmica: uma nova postura
• Objetivos da Pedagogia Sistêmica
• As ordens do Amor

MÓDULO II: PAPÉIS, LUGARES E EQUILÍBRIO: AS ORDENS DO AMOR NA ESCOLA

• As Ordens do Amor na escola
• O papel e lugar do professor
• O papel e lugar do coordenador pedagógico
• Os diversos papeis e lugares na instituição
• Os alunos adotivos
• O currículo e o currículo oculto
• Os princípios de Pedagogia Sistêmica
• Pedagogia Sistêmica: abrindo portas, construindo pontes

MÓDULO III: AS ORDENS DA AJUDA COMO FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA

• O que é ajudar?
• Ordens da Ajuda
• A ajuda em sala de aula: limites e possibilidades
• As situações limites: deficiência, violência agressividade, bullying, etc.
• Sucesso e abundância
• O Renascimento
• O papel e o lugar social da escola e do professor

MÓDULO IV: OS EMARANHAMENTOS E SUAS REPERCUSSÕES NO ÂMBITO ESCOLAR

• A Psicogenealogia
• Multigeracionalidade
• Inteligência transgeracional
• O adoecimento dos profissionais da educação
• EPI para os profissionais da educação
• O recorrente adoecimento das crianças/alunos
• Os conflitos familiares e escolares: o que eles têm a nos dizer
• Conflitos nos contextos escolares e possíveis soluções
• Relações entre escola e família


MÓDULO V: AS EMOÇÕES E A APRENDIZAGEM

• O que são emoções
• Emoções primárias e secundárias
• O papel das emoções na aprendizagem
• Conflito e paz: deixar que o outro seja
• Estados do ego - análise transacional na prática pedagógica
• Comunicação de corpo inteiro

MÓDULO VI: PEDAGOGIA SISTÊMICA NA PRÁTICA

• Jogos e brincadeiras: construindo significados
• Contos sistêmicos e o desenvolvimento dos conteúdos internos
• Confecção de materiais de apoio
• Entrevista sistêmica
• Reunião de pais na perspectiva sistêmica
• Implantação/adoção da Pedagogia Sistêmica

bottom of page